quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Psicologia da Comunicação

Dogville é uma cidadezinha esquecida pelo mundo. Situada em algum lugar entre as montanhas do meio-oeste norte-americano, uma população pobre, de um pouco mais de dez residentes, vive em condições precárias.

Acrópole é a parte alta de uma cidade antiga. Primeiramente, como Dogville, constituía um lugar de refúgio para populações ameaçadas por invasões inimigas ou flagelos naturais. Com o tempo, a idéia de proteção relacionada com altitude conferiu à Acrópole um lugar santificado pelos deuses.

A história de Dogville se dá pelo refúgio de Grace, Nicole Kidman. A personagem principal busca por proteção e recorre ao vilarejo entre as montanhas. Grace conta com a ajuda dos 12 moradores da cidadezinha para que pudesse permanecer em seu "porto seguro".

Mas, com o tempo, esse se desfez. Os moradores de Dogville, aos poucos, mostravam as mais desprezíveis mesquinharias humanas e sociais. Ela se mantinha forte, ainda acreditava no ser humano e permanecia serena e guerreira em suas certezas. Atena simbolizava a guerra justa e possuía uma disposição pacífica, como a personagem do filme. Deusa da razão, Atena presidia também as artes e a literatura. Grace lia e ensinava para os meninos do vilarejo.

Embora Grace não goste de violência, seu espírito de justiça fala mais alto no fim do filme. "Deixe-o vivo. Ele só está brabo porque um dia neguei um osso a ele”, ela, após a matança, referindo-se a Moisés, o cachorro que dava nome à cidade.

Dogville trata também de pecados da natureza humana, como a vaidade (Liz Henson), o orgulho (Jack McKay), a ira (Vera), a avareza (Ma Ginger) e a inveja (Chuck). Características humanas são visíveis na mitologia greco-romana também. A arte mostra ao homem suas virtudes e sua ignorância.

(Solano Lucena)